Aos gritos de "Vive l;Algérie" (Viva a Argélia), os torcedores festejaram a classificação após o empate de 1-1 com a Rússia nas principais avenidas de Paris. Muitos torcedores jogaram objetos contra os policiais, que responderam com gás lacrimogêneo.
Em Lyon, a polícia também usou gás lacrimogêneo e jatos de água para evitar o avanço da multidão para as principais avenidas comerciais. De acordo com uma fonte policial, 30 veículos foram incendiados e 34 pessoas foram detidas em Lyon. Em Marselha, argelinos apedrejaram dois policiais que estavam em uma motocicleta.
Onze pessoas foram detidas na cidade de Lille e outras 11 em Roubaix. Após a vitória de 4-2 da Argélia sobre a Coreia do Sul no dia 22 de junho já haviam sido registrados incidentes em Lyon e sua região. Vinte e oito pessoas foram detidas na ocasião e cinco policiais foram feridos.
A seleção da Argélia, ex-colônia francesa e que conquistou a independência em 1962 após uma guerra de libertação, garantiu vaga pela primeira vez na história às oitavas de final de um Mundial após o empate de 1-1 com a Rússia.