O americano Matt Guthmiller, 19, que espera se tornar o aviador mais jovem a dar a volta ao mundo em um voo solitário, fez uma escala na Índia nesta quinta-feira (26/6), um mês após dar início à odisseia aérea.
Guthmiller, aluno do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), desembarcou sorridente de seu monomotor Beechcraft A36 Bonanza após aterrissar, pela manhã, em Nagpur, no estado indiano de Maharashtra (oeste).
O jovem piloto, que partiu em 31 de maio de San Diego, Califórnia, pretende fazer uma viagem de 46,7 km, com 25 escalas, por 14 países. Ele espera entrar para o livro "Guiness" dos recordes ao retornar à Califórnia, em 8 de julho, em 16 dias a menos do que o atual recordista, o australiano Ryan Campbell. Em 2013, Campbell completou a façanha, ao chegar ao sul de Sydney, aos 19 anos, sete meses e 25 dias.
Com mais de 500 horas de voo, Guthmiller sobrevoou Estados Unidos, Europa e o Mediterrâneo, antes de passar pelo Egito e pela região do Golfo. Suas próximas escalas serão Kuala Lumpur, Bangcoc, Filipinas, Austrália e Samoa.