Lima - Cerca de 20 ;quipus; pré-hispânicos - ramais de cordas unidas em vários nós e cores, com os quais os incas supriam a falta de escrita e contas - foram encontrados por arqueólogos ao sul de Lima, informou nesta quarta-feira (25/6) o chefe dos cientistas.
O conjunto de ;quipus; encontrados "estão formados por uma corda principal de algodão, de onde pendem 12 cordas secundárias, além de cordas subsidiárias e conjuntos de nós, com fios de algodão e de lã", disse o arqueólogo Alejandro Chu, líder de uma equipe de pesquisas do Ministério da Cultura peruano, à agência oficial Andina. "Estão em bom estado e foram descobertos em um depósito onde havia várias vasilhas de cerâmica", disse.
Os ;quipus; foram descobertos como parte de estudos feitos no sítio arqueológico de Incahuasi, situado na província de Cañete (sul de Lima). Chu disse que o sítio Incahuasi era um local de valor singular para o império inca.
O complexo arqueológico de Incahuasi (casa do inca), no vale de Cañete, 148 km ao sul da capital, foi construído em pedra para ser o quartel-general do inca Tupac Yupanqui e também tinha bairros religiosos para os soldados onde estavam depósitos de alimentos e armas.
O arqueólogo explicou que, durante a expansão do império inca (Tahuantinsuyo), sob o governo de Tupac Yupanqui foram submetidos ou assimilados vários povos nesta região de Cañete e se construiu o Incahuasi para vigir e manter um exército contra eventuais levantes.