Jornal Correio Braziliense

Mundo

Morre o ator americano Eli Wallch, com mais de seis décadas de carreira

Em 1950 recebeu um Tony, o Oscar do teatro, por sua interpretação na peça "A rosa tatuada" de Tennessee William

Washington - O veterano ator americano Eli Walach, um dos maiores de Hollywood com seis décadas de carreira e que é lembrado pelo clássico do faroeste "Três homens em conflito", morreu aos 98 anos. O jornal The New York Times informou que a filha do ator, Katherine Wallach, confirmou sua morte, mas as causas ainda não são conhecidas.



Lançado em 1966, "Três homens em conflito" é a terceira parte da ;Trilogia do dólar;, do diretor italiano Sergio Leone, que já havia reunido Eastwood con Lee Van Cleef em "Por um punhado de dólares a mais" (1965) e com Gian Maria Volonte em "Por um punhado de dólares" (1964). Todas com a trilha sonora magistral de Enio Morricone. "Três homens em conflito" se converteu não apenas num dos ;westerns; mais conhecidos do cinema, o símbolo do chamado "spaghetti western".

Deste clássico, atualmente só estão vivos Eastwood e Morricone. De "Sete homens e um destino", o único sobrevivente é Robert Vaughn, de 81 anos. Wallach também atuou em "O poderoso chefão III", de Francis Ford Coppola (1990), onde encarnou o papel de Joe Altobello. Ele igualmente atuou em um dos grandes sucessos do cinema francês, "O cérebro" (1969), de Gérard Oury, com Jean-Paul Belmondo, Bourvil e David Niven.