Jornal Correio Braziliense

Mundo

Primeiros assessores militares americanos chegam no Iraque nesta terça

Cerca de 40 militares dos cerca de 300 assessores que Washington prometeu enviar começaram nova missão

Washington - Os primeiros assessores militares americanos que terão a missão de ajudar as forças iraquianas a combater os insurgentes sunitas já se encontram em Bagdá, anunciou nesta terça-feira (24/6) o Pentágono.

"Começamos a enviar as primeiras equipes de avaliação", indicou o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, acrescentando que cerca de 40 militares, dos cerca de 300 assessores que Washington prometeu enviar, "começaram sua nova missão".



Esses 40 soldados estavam até o momento estacionados na embaixada dos Estados Unidos em Bagdá. Outros 90 soldados das forças Centcom, o comando militar americano responsável pelo Oriente Médio e Ásia central, também começaram a trabalhar em sua missão, que consiste em estabelecer "um centro de comando conjunto", gerido em parceria com as forças iraquianas, segundo Kirby.

Além disso, 50 outros soldados americanos devem chegar nos próximos dias na capital iraquiana. "Essas equipes vão avaliar a coesão e o estado da preparação das forças de segurança iraquianas" e transmitir os resultados de suas análises a seu comando "daqui a 2 ou 3 semanas", ressaltou o almirante.