Jornal Correio Braziliense

Mundo

China vai publicar guia de navegação da Passagem Nordeste do Ártico

O guia chinês, com lançamento previsto para julho, é o primeiro sobre a rota e segue outro publicado pela Rússia

Pequim - A China lançará em breve um guia de navegação da Passagem Nordeste, um atalho recém-aberto entre a Ásia e a Europa, passando pelo Ártico, informou nesta sexta-feira (20/6) a imprensa estatal chinesa, em um sinal das ambições polares do país. O guia cobre a Rota do Mar do Norte, uma linha de navegação que a legislação russa define como dirigindo-se do Atlântico para o Pacífico ao longo da costa do Ártico russo, noticiou o jornal China Daily.

O guia chinês, com lançamento previsto para julho, é o primeiro sobre a rota e segue outro publicado pela Rússia, acrescentou o periódico. O livro dará informação "abrangente, prática e competente" para navios de carga chineses em rota para a Europa, afirmou a jornalistas Zhai Jiugang, vice-chefe da Administração de Segurança Marítima do Ministério dos Transportes.



A rota pode reduzir a viagem da China para a Europa - normalmente através dos Estreitos de Malaca e do Canal de Suez - em 5.186 km e nove dias, disse Zhai. "Mais de 90% do comércio internacional da China é feito por mar. Portanto, assim que a rota estiver completamente aberta, ela facilitará significativamente os setores de navegação de carga e comércio", afirmou Wang Hexun, diretor da Donghai Navigation Safety Administration, citado pelo jornal.

A China não faz segredos de seu entusiasmo com os dois polos do globo. Pequim já organizou mais de duas dúzias de expedições à Antártica e construiu várias bases científicas, uma a mais de 4 mil metros de altitude em uma das montanhas de gelo mais altas do continente gelado. No ano passado, Pequim ganhou o status de observador do Conselho do Ártico, o que lhe garante voz em deliberações sobre o futuro do polo norte.