Washington - Líderes do Congresso americano se reunirão com o presidente Barack Obama nesta quarta-feira (18/6), na Casa Branca, para discutir a questão da segurança no Iraque, de acordo com fontes presidenciais.
Dirigentes democratas e republicanos do Congresso disseram que os quatro líderes - o presidente da Câmara de Representantes, John Boehner; a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi; o líder da maioria no Senado, Harry Reid; e o republicano Mitch McConnell - se reunirão com o presidente às 16h00 locais (horário de Brasília).
Obama e os líderes do Congresso planejam considerar as opções que Washington dispõe diante do rápido avanço dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que em poucos dias ocuparam uma parte importante do país.
McConnell "pediu ao presidente que nos dê uma estratégia e um plano e espera que sejam levados para a reunião", disse um assistente do político republicano à AFP.
[SAIBAMAIS]O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, explicou que Obama "continuará consultando sua equipe de segurança nacional nos próximos dias", acrescentando que o presidente deu a ele instruções para "elaborar um leque de opções" para estabilizar o Iraque.
Na semana passada, Obama garantiu que as tropas americanas não retornarão ao Iraque, embora já tenha enviado militares para reforçar a embaixada em Bagdá.
O senador republicano John McCain reiterou suas críticas ao governo. Para ele, os Estados Unidos deveriam ter deixado uma força residual de alguns milhares de soldados no Iraque após a retirada militar.
O primeiro-ministro iraquiano xiita, Nuri al-Maliki, foi acusado de sectarismo por ter rejeitado os políticos sunitas. Muitas vozes em Washington avaliam que uma aproximação deve ser uma condição para que os Estados Unidos apoiem o premiê.
"Se, de verdade, fizermos alguma coisa, isso deve estar condicionado a que Maliki abra seu governo", disse o senador Angus King, um independente que costuma votar com os democratas.