Bagdá - Cinco mil iranianos se apresentaram como voluntários para defender os lugares santos xiitas no Iraque diante da ofensiva dos jihadistas sunitas, que tomaram grandes territórios do norte e do leste do país, informou nesta terça-feira (17/6) um site iraniano.
[SAIBAMAIS]Segundo este site conservador, Tabnak, os voluntários podem se inscrever no site www.harimshia.org (santuário do xiismo, em persa) ou por mensagem de texto, iniciativa lançada pela organização "Quartel general popular dos defensores dos santuários xiitas".
"Se o guia supremo (o aiatolá Ali Khamenei) der a ordem, (os voluntários) viajarão ao Iraque para defender os locais santos", afirma o site. O Iraque conta com vários lugares santos para os xiitas em Najaf e Kerbala, ao sul de Bagdá, e em Samarra, ao norte da capital.
O Irã, majoritariamente xiita, apoia o governo do primeiro-ministro iraquiano, o também xiita Nuri al-Maliki. Os jihadistas sunitas consideram os xiitas como apóstatas e afirmam ter matado 1.700 soldados xiitas desde a tomada de Tikrit, afirmação que não pôde ser verificada por uma fonte independente.