Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cotações do petróleo fecha quase estável em Nova York, a 106,90 dólares

Contrato para agosto foi cotado a 112,94 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em avanço de 48 centavos em comparação ao fechamento de sexta-feira

Nova York - As cotações do petróleo em Nova York fecharam estáveis nesta segunda-feira (16/6) , em um mercado que acompanha de perto a situação no Iraque e na Ucrânia. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em julho teve queda de um centavo no New York Mercantile Exchange (Nymex) e ficou em 106,90 dólares o barril, após abertura em equilíbrio.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte fechou em alta. O contrato para agosto foi cotado a 112,94 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em avanço de 48 centavos em comparação ao fechamento de sexta-feira. Na sexta-feira, o petróleo bruto dos Estados Unidos chegou ao seu nível mais alto desde setembro, em um mercado que observa com apreensão o avanço dos rebeldes islamistas no nordeste do Iraque.



"Relacionamos o ataque dos rebeldes aos preços do petróleo", afirma Bart Melek, da TD Securities. Para o especialista, se os combates não chegarem ao sul do país, onde se concentra a infraestrutura petroleira, não haverá ameaça iminente à produção de cerca de 3,3 milhões de barris diários. O mercado também acompanha com atenção o corte de gás fornecido pela Rússia à Ucrânia. Moscou permitirá que o gás destinado aos países europeus continue passando pela Ucrânia.

Segundo alguns analistas, a capacidade de alta de preços do mercado nos EUA é limitada. "Considerando os preços já bem altos do mercado, acreditamos que as possibilidades de baixa nas cotações nos mercados mundiais de petróleo são importantes", avaliou Tim Evans, do Citi Futures.