Paris - O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, expressaram neste sábado sua "grande preocupação" com "os persistentes combates na Ucrânia" em uma conversa telefônica com o líder russo Vladimir Putin, indicou a presidência francesa.
Hollande e Merkel conversaram com Putin após o ataque dos separatistas contra um avião ucraniano militar que matou 49 soldados no aeroporto de Lugansk, segundo comunicado oficial.
"É por isso que ressaltaram a importância de se chegar rapidamente a um cessar-fogo na Ucrânia. Trata-se de criar condições efetivas para diminuir a tensão, particularmente contra a transferência de combatentes e armas através da fronteira e o chamado aos separatistas para acabar com os combates", diz o texto.
Os três líderes "discutiram a situação na Ucrânia e os diferentes pontos de negociação (...), alguns dos quais têm evoluído positivamente após a reunião de Bénouville" na Normandia (França), durante a comemoração do Desembarque Aliado de 1944, quando Putin reuniu-se brevemente com o seu colega ucraniano Petro Poroshenko, acrescenta o texto.