O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu, nessa quinta-feira (12/6), ao presidente da Bolívia, Evo Morales, uma liderança forte à frente do G77, para a definição de uma agenda pós-2015 sustentável. Ban Ki-moon fez o pedido a Morales, depois de terem chegado juntos à cidade de Santa Cruz (no Leste do país) que, este fim de semana, sedia a cúpula do grupo dos 77 países em desenvolvimento e a China, convocada pela Bolívia para marcar os 50 anos do bloco.
O secretário-geral das Nações Unidas acrescentou ser necessária uma ;forte associação; entre o grupo e o restante dos Estados-Membros da ONU, para um trabalho conjunto.
O avião do chefe de Estado da Bolívia aterrissou às 22h35 no Aeroporto de Viru Viru, procedente de São Paulo, onde Morales e Ban Ki-moon assistiram à abertura da Copa do Mundo. O encontro começa amanhã. Está confirmada a presença dos presidentes de Cuba, do Equador, de El Salvador, do Uruguai, da Argentina, do Paraguai, Peru e da Venezuela.