Jornal Correio Braziliense

Mundo

Craques argentinos apoiam busca por filhos de desaparecidos na ditadura

"Aproximem-se das Avós", declara Lavezzi, em um pedido para que os jovens que têm dúvidas sobre sua identidade procurem a organização conhecida por sua luta pelas vítimas da repressão da ditadura argentina

Lionel Messi, Javier Mascherano e Ezequiel Lavezzi, estrelas da seleção argentina de futebol, participaram de um anúncio da organização Avós da Praça de Maio, que organiza as buscas por filhos de desaparecidos durante a ditadura (1976-1983), anunciou a organização nesta quinta-feira (12/6). "Há dez mundiais que estamos procurando por vocês", diz Messi, capitão da alviceleste, vestido com a camiseta da seleção.

No vídeo, ele pede aos jovens que têm dúvidas sobre sua identidade que procurem a organização conhecida por sua luta pelas vítimas da repressão da ditadura argentina. "Aproximem-se das Avós", declara Lavezzi, enquanto Mascherano segura um cartaz que indica "resolva sua identidade agora". No anúncio também aparece o treinador Alejandro Sabella, que cumprimenta a presidente da organização, Estela Carlotto.



O comercial pode ser visto no "site" institucional das Avós, entidade que já ajudou 110 pessoas a recuperarem suas verdadeiras identidades. Algumas voltaram para as famílias biológicas.

Cerca de 500 crianças foram roubadas e mais de 30 mil pessoas desapareceram durante a ditadura argentina, de acordo com estimativas de organizações de direitos humanos. O anúncio foi filmado em uma pausa nos treinos da seleção antes do embarque para o Brasil, na última segunda.