Jornal Correio Braziliense

Mundo

Republicanos criticam o caos no Iraque e a passividade de Obama

Rússia também afirmou que o avanço dos rebeldes islamitas no Iraque ilustra o fracasso total da intervenção militar americana e britânica



Mais cedo, a Rússia também afirmou que o avanço dos rebeldes islamitas no Iraque ilustra o fracasso total da intervenção militar americana e britânica.

"O que está acontecendo no Iraque ilustra o fracasso total da aventura que empreenderam principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido, e na qual perderam o controle definitivamente", declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, citado pela agência Itar-Tass.

"Há 11 anos, o presidente dos Estados Unidos anunciou a vitória da democracia no Iraque e, desde então, a situação se deteriorou de forma exponencial. Há tempos que advertimos que a aventura lançada pelos americanos e ingleses acabaria mal. Hoje os prognósticos se cumpriram", acrescentou.

Dois anos e meio depois da retirada das tropas americanas que entraram em 2003 no Iraque, os combatentes jihadistas se apoderaram de partes do território do noroeste do país ante a impotência do exército nacional e se encontram a menos de 100 km da capital.