Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ministro da segurança do Curdistão iraquiano escapa de atentado

Explosão matou um membro dos Peshmergas

Kirkuk - O ministro encarregado dos Peshmergas, as forças de segurança do Curdistão autônomo iraquiano, escapou nesta quinta-feira de um atentado contra sua comitiva na província de Kirkuk (norte), informou uma fonte curda. Jaafar Mustafá acabava de inspecionar as unidades curdas a sudoeste de Kirkuk quando uma explosão matou um membro dos Peshmergas, informou o general Shirko Rauf.

[SAIBAMAIS]As forças curdas tomaram nesta quinta-feira o controle de Kirkuk e arredores para protegê-los de um possível ataque dos jihadistas que se apoderaram de parte do território iraquiano.



É a primeira vez que as forças curdas controlam completamente esta cidade multiétnica situada ao norte de Bagdá, em que normalmente a segurança está a cargo de uma unidade policial conjunta formada por árabes, curdos e turcomanos. "Nossas forças concluíram seu posicionamento em torno da cidade de Kirkuk e atualmente controlamos toda a cidade", afirmou o coronel Fateh Rauf, comandante da primeira brigada dos Peshmergas.