Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rússia inicia em Kaliningrado manobras militares 'comparáveis' às da Otan

A cidade russa é completamente isolada e fica entre Polônia e Lituânia

Moscou - A Rússia realiza manobras militares em seu reduto europeu de Kaliningrado "comparáveis" às executadas pela Otan perto de sua fronteira com os países bálticos, anunciou o ministério da Defesa. "O número de participantes nas manobras na região de Kaliningrado, em forças e meios mobilizados pelo ministério da Defesa russo, é comparável ao número de pessoas, armas e equipamentos militares utilizados nos exercícios de fronteira dos países da Otan", informou o ministério russo em um comunicado.

As manobras russas ocorrem ao mesmo tempo que o exercício naval multilateral "Baltops" e seu equivalente terrestre "Saber Strike", organizados a cada ano desde 2010 pela Otan nos países bálticos, destacou o ministério. Kaliningrado é uma cidade russa completamente isolada e situada entre Polônia e Lituânia.



Este ano, 4.700 soldados e 800 veículos britânicos, canadenses, americanos, finlandeses e poloneses participam nas manobras da Otan, que incluem 10 países membros. Os exercícios começaram na segunda-feira na Letônia e terminarão dia 20 de junho na Lituânia. A Rússia estava inicialmente convidada a participar nas manobras, mas a Otan suspendeu a associação militar com Moscou depois da anexação da península ucraniana da Crimeia ao território russo em março.