Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aposentado constrói casa dentro de Boeing 727-200 no Óregon, Estados Unidos

O local está aberto à visitação, mas é preciso tomar alguns cuidados: o interior, por exemplo, conta com algumas partes perigosas da fuselagem e que podem machucar



Não são as Douglas-fir, árvores símbolos da região do Oregon, nos Estados Unidos, que chamam a atenção dos visitantes, mas sim um Boeing 727-200, que está parado na zona rural do estado, próximo às cidades Hillsboro, Beaverton e Aloha. A aeronave serve como casa para Bruce Campbell, 64 anos. E, ao contrário do que se pensa, a residência-avião está equipada com eletricidade, água e até esgoto. E há todos os ambientes de um lar comum: sala, quarto e cozinha.

Segundo consta no site oficial, o Airplanehome.com, o projeto foi pensando quando Campbell era criança. Ele via na TV imagens de aeronaves paradas e pensava que poderia utilizá-las como casa. Não há detalhes sobre quanto tempo o dono levou para deixar o avião desse jeito. Ele diz apenas que trabalha há anos no projeto.

O local está aberto à visitação, mas é preciso tomar alguns cuidados: o interior, por exemplo, conta com algumas partes perigosas da fuselagem e que podem machucar; é necessário ainda olhar por onde pisa para não tropeçar nas diferenças de nível. E, claro, ligar para Bruce antes de fazer a visita.

E esse Boeing não é o único projeto que Bruce trabalha. Ele tem planos de adquirir um outro avião, dessa vez um Boeing 727-400, que está em Kyushu, uma ilha no Japão, e construir por lá mesmo uma outra casa. No entanto, além de residência, a aeronave vai servir como abrigo para a comunidade em caso de tsunamis.