Jornal Correio Braziliense

Mundo

Iraque e Venezuela acham que Opep deve manter teto de produção

Os preços globais de petróleo estão cerca de 10% mais altos do que eram na última reunião da organização, em dezembro do ano passado

Viena - Os integrantes da Opep devem manter o teto de produção nesta semana, informaram Iraque e Venezuela nesta segunda-feira.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo, composta por doze nações que fornecem cerca de um terço da produção mundial de petróleo bruto, tem uma meta diária de 30 milhões de barris.

"Tenho a sensação de que esperamos ter uma outra rolagem", disse o ministro de energia da Venezuela aos repórteres em Viena, dois dias antes do reunião da Opec.

O ministro do Petróleo do Iraque, Abdelkarim al-Luaybi, concordou que o cartel deve manter os níveis de produção estabelecidos desde o final de 2011.

A Opep, que reúne nações do Oriente Médio, da África e da América Latina, mantém o seu nível de produção em contexto de tensões de abastecimento relacionadas a crises globais que contribuem com a alta nos preços, explicam os analistas.

Leia mais notícias em Mundo

- Preços do petróleo em alta -

Os preços globais de petróleo estão cerca de 10% mais altos do que eram na última reunião da Opep, em dezembro do ano passado. A alta é impulsionada pela queda na produção da Líbia e na continuidade das sanções do Ocidente sobre o Irã, em razão de seu programa nuclear.

Os preços de petróleo também subiram neste ano por causa das tensões entre Rússia e Ucrânia, em meio a temores de que uma guerra civil possa prejudicar o abastecimento global de energia.

O ministro do Petróleo da Líbia, Omar Ali ElShakmak, disse a jornalistas em Viena que a atual produção de petróleo do país é bem menor do que todo o seu potencial.

ElShakmak informou que a produção da Líbia é de "menos do que 200.000 barris por dia", em comparação com a sua plena capacidade de 1,5 milhões de barris.

A produção do país do norte da África tem sido prejudicada por uma agitação política contínua, apesar da queda de Moamer Kadhafi em 2011.

Luaybi acrescentou nesta segunda-feira que o Iraque tem a meta de produzir 8,4 milhões de barris de petróleo bruto por dia até 2018.

A meta de produção de petróleo bruto no Iraque em 2014 ficou entre 3,6 e 3,7 milhões de barris por dia, de acordo com Luaybi, enquanto as exportações neste mesmo ano situaram-se em 3 milhões de barris por dia.

A Arábia Saudita informou no mês passado que 100 dólares é um "preço justo" para o petróleo, indicando que a Opep deve manter o teto da sua produção.

O ministro do petróleo saudita Ali Naimi afirmou que "o abastecimento é suficiente" e que "não há motivo" para elevar o limite da produção.

a Agência Internacional de Energia pediu que a Opep aumentasse sua produção para atender a forte demanda global neste ano, em particular dos mercados emergentes.

Desde o início do ano, os preços globais de petróleo subiram aproximadamente 10 dólares.

Os preços do petróleo tiveram alta nesta segunda-feira, impulsionados por dados econômicos da China e dos Estados Unidos, explicam analistas.

O "light sweet crude (WTI) para entrega em julho fechou a 103,36 dólares o barril.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte foi cotado a 108,69 dólares.