Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA reconhecem progressos do Irã sobre transparência de programa nuclear

O Irã negocia com Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia um acordo que garanta que seu programa atômico é exclusivamente pacífico

Viena - Os Estados Unidos reconheceram nesta quarta-feira (4/6) que o Irã fez progressos para que seu programa nuclear seja transparente, em meio às negociações intensas realizadas desde o início do ano.

"Não se pode dizer que estão sendo dados passos e afirmar que não são suficientes. São bons passos", declarou aos jornalistas John Macmanus, embaixador americano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), à margem de uma reunião em Viena desta agência especializada da ONU.



O Irã negocia com as grandes potências do "5%2b1" (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) um acordo que garanta que seu programa atômico é exclusivamente pacífico. Em troca, conquistaria o levantamento das sanções internacionais que lhe foram impostas.

As negociações serão retomadas no dia 16 de junho em Viena, com o objetivo, reiterado nesta quarta-feira pelo diplomata americano, de concluir um acordo definitivo até 20 de julho. Ao mesmo tempo, o Irã negocia com a AIEA, que lhe pede explicações sobre as provas confiáveis, segundo ela, de que realizou pesquisas com o objetivo de fabricar uma bomba atômica antes de 2003, e talvez também após esta data. O Irã nega categoricamente estas acusações.