Tuxtla Gutiérrez - A tempestade tropical Boris se encaminhava esta terça-feira (3/6) para o México, na costa do Pacífico, levando fortes chuvas em todo o caminho até a fronteira da Guatemala, dias depois do registro de inundações e deslizamentos mortais na região.
Espera-se que a tempestade chegue ao continente como depressão tropical na quarta-feira, entre os estados de Oaxaca e Chiapas, no sudoeste do México, segundo rastreamento do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
O centro, com sede em Miami, alertou que a tempestade provocaria inundações e deslizamentos perigosos.
A tempestade mantinha ventos máximos sustentados de quase 65 km/h e se dirigia rumo ao norte a 7 km/h.
O serviço nacional de clima do México informou que a tempestade estava a 125 km da cidade de Boca de Pijijiapan, em Chiapas, às 15h00 de Brasília.
Espera-se que Boris provoque precipitações de 25 a 50 centímetros sobre grande parte do sul do México até o sábado.
Até 75 centímetros devem cair nas regiões montanhosas de Oaxaca e Chiapas, acrescentou o NHC, enquanto na Guatemala devem cair chuvas entre 12,5 e 25 centímetros.
Na Guatemala, o clima severo provocou um deslizamento no sábado que matou cinco pessoas perto da fronteira mexicana.
A agência nacional de assistência a catástrofes informou que 100.000 tinham sido afetadas pelo clima inclemente que causou danos em lares e estradas. As escolas ficaram fechadas em algumas partes da Guatemala.
Na semana passada, vestígios do furacão Amanda foram apontados como responsáveis por três mortes em Guerrero e no estado vizinho de Michoacan.