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Avião suíço movido apenas a energia solar faz primeiro voo de teste

O avião conta com quatro motores elétricos alimentados por 17.200 células solares e nesta segunda-feira foi conduzido pelo piloto alemão Markus Scherdel

Payerne - O avião suíço Solar Impulse 2, movido apenas com energia solar, fez nesta segunda-feira (2/6) seu primeiro voo de testes na base aérea de Payerne, primeira etapa antes de tentar a volta ao mundo, em março de 2015.

O voo ao redor da base, que fica na região central da Suíça, durou duas horas e 15 minutos, meia hora a mais do que estava previsto inicialmente.

O avião conta com quatro motores elétricos alimentados por 17.200 células solares e nesta segunda-feira foi conduzido pelo piloto alemão Markus Scherdel.

O mesmo piloto fez o primeiro voo com a versão anterior do avião, em junho de 2009.

Depois de se deslocar várias centenas de metros pela pista, alçou voo lentamente planando com as imensas asas, de maior envergadura que as de um Boeing 747.

A aeronave deve cumprir um programa de voos de teste durante o verão na Suíça. Após uma hora no ar, o diretor de voo informou que não havia sido detectado "nenhum problema no sistema elétrico e de propulsão" e que a estabilidade do avião era boa.

"É um grande momento porque trabalhamos muito para conseguirmos estar no ar a tempo e agora percebemos que tudo saiu como esperávamos. Precisamos seguir com os testes, mas é um bom começo", declarou o piloto após o pouso.



"Estamos contentes porque tudo saiu muito bem e cumprimos com o plano que tínhamos proposto. Temos muitos dados para examinar, era o primeiro voo. Mas foi um sucesso", disse Andre Borschberg, um dos dois pilotos que darão a volta ao mundo.

Este protótipo, o segundo que funciona exclusivamente com energia solar, mede 72 metros, assim como um Airbus A380, mas tem um peso de 2.300 kg, 150 vezes menos que o Airbus.

Seus pilotos, Andre Borschberg, um ex-piloto militar, e Bertrand Piccard, o neto do explorador Auguste Piccard, já têm muita experiência, graças ao primeiro protótipo com o qual cruzaram a Europa para chegar ao Marrocos, antes de realizarem um voo em direção aos Estados Unidos.

Em 2010, o avião solar tinha feito um voo de 26 horas, sem escala, provando que tinha capacidade para acumular eletricidade suficiente de dia para continuar voando à noite.

Mas desta vez, o Solar Impulse 2 terá que voar em etapas de mais de 120 horas seguidas, cinco dias e cinco noites, o tempo necessário para cruzar o Pacífico ou o Atlântico.

De acordo com os planos, o avião deve decolar da região do Golfo em março de 2015, para aproveitar as condições climáticas favoráveis em sua viagem rumo ao Oriente, passando pelo mar da Arábia, a Índia, Mianmar, China, e por Oceano Pacífico, Estados Unidos, Atlântico, sul da Europa e norte da África, até chegar ao ponto de partida. Durante o voo, que somará 500 horas no total, a aeronave fará várias escalas.

As células solares carregarão durante o dia baterias de lítio com peso de 633 kg, dando ao avião - em teoria - uma autonomia ilimitada. Durante a noite, a velocidade máxima será de 46 km/h para que as baterias sejam poupadas.