Jornal Correio Braziliense

Mundo

Confrontos de domingo mataram 40 pessoas no Iraque, indica balanço

Mais de 350 pessoas morreram em Fallujah desde que os insurgentes assumiram o controle da cidade

Bagdá - Pelo menos 40 pessoas morreram em confrontos e bombardeios no domingo (1;/6) no Iraque, 22 delas em Fallujah, cidade 60 km a oeste de Bagdá e sob controle dos insurgentes, informaram nesta segunda-feira (2/6) fontes médicas. Outras nove pessoas morreram nesta segunda-feira em atentados com bomba nos arredores de Bagdá, na província de Salahedine, ao norte da capital, e nas de Najaf e Zi Qar, situadas no sul do país, normalmente à margem desta violência, anunciaram autoridades.



Os confrontos, que também deixaram 36 feridos, ocorreram em vários setores de Fallujah, situada 60 km a oeste de Bagdá, e em sua periferia, disse Ahmed Shami, um médico do principal hospital da cidade. O líder tribal Mahmud al-Zobaie declarou que o conflito começou ao meio-dia e durou várias horas.

Também disse que vários bairros das zonas norte, sul e do centro da cidade foram bombardeados, enquanto o exército enfrentou os insurgentes antigovernamentais no norte e no sul. Mais de 350 pessoas morreram em Fallujah desde que os insurgentes assumiram o controle da cidade no início do ano, a maioria civis.