Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rei espanhol Juan Carlos anuncia abdicação para renovar a monarquia

Apesar da grande popularidade que desfrutou durante a maior parte do reinado, o rei viu a queda da imagem dele nos últimos anos em consequência do envolvimento na crise econômica

Madri - O rei Juan Carlos I da Espanha, de 76 anos, , de 46 anos, com um desejo "de renovação, de superação, de corrigir erros", em uma breve declaração exibida na televisão.



Durante anos, o caráter afável e os hábitos simples do chefe de Estado fizeram com que fosse visto com afeto pelos espanhóis. Mas esta grande figura da democracia viu sua popularidade afundar em consequência dos escândalos nos últimos anos. O primeiro foi a investigação judicial que envolve sua filha Cristina, de 48 anos, por suposta fraude fiscal e lavagem de dinheiro no ;caso Noos;, que desde 2011 tem como um dos principais alvos o marido da infanta, Iñaki Urdangarin, suspeito de corrupção.

Depois, veio a luxuosa viagem para caçar elefantes em 2012 em Botsuana, na África, que teria permanecido secreta se o rei não tivesse retornado às pressas após uma queda, o que chocou um país mergulhado em uma crise econômica. Tudo isso se somou aos vários problemas de saúde de Juan Carlos, submetido a inúmeras cirurgias nos últimos anos. O rei chegou a aparecer muito fragilizado no início do ano, caminhando com a ajuda de muletas. Nas últimas semanas, aparentava estar melhor de saúde e seguia a agenda oficial. Mas a decisão de abdicar já havia sido tomada.