Jornal Correio Braziliense

Mundo

Barack Obama propõe fundo antiterrorista de cinco bilhões de dólares

O presidente advertiu para o risco de entrar em conflitos de forma "precipitada", insistindo que nem todos os problemas devem, necessariamente, ser solucionados por meios militares

West Point - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta quarta-feira (28/5) a criação de um fundo de 5 bilhões de dólares para lutar contra o terrorismo, durante um discurso na academia militar de West Point, no estado de Nova York. "Hoje, peço ao Congresso que defenda a proposta de um novo fundo contra o terrorismo que chegue a 5 bilhões de dólares, que nos permitirá treinar e facilitar o trabalho dos países parceiros na linha de frente", ressaltou.



[SAIBAMAIS]"A América deve mostrar o caminho a ser seguido na cena internacional. Se não o fizermos, ninguém o fará. O Exército é, e será sempre, a espinha dorsal desta liderança", lançou o presidente americano. "Mas uma intervenção militar americana não pode ser a única - ou mesmo a principal - componente de nossa liderança em toda circunstância", acrescentou.

Por fim, Obama prometeu aumentar o apoio americano à oposição síria que combate o regime do presidente Bashar al-Assad e contra extremistas islâmicos. "Quero trabalhar com o Congresso para aumentar nosso apoio aqueles, da oposição síria, que oferecem a melhor alternativa aos terroristas e a um ditador brutal", declarou.

Na mesma ocasião, Obama também advertiu que seu país está disposto a responder à qualquer agressão da China, mas destacou que Washington deve dar o exemplo ratificando um tratado-chave. Ele afirmou ainda que os Estados Unidos devem evitar o isolacionismo e que os militares devem estar preparados para as crises.

"As agressões regionais que não são enfrentadas - seja na Ucrânia ou no Mar da China, ou em qualquer parte do mundo -, terá impacto em nossos aliados e poderá envolver nossas forças militares", admitiu. Obama insistiu, no entanto, na necessidade de precaução em qualquer decisão de uso da força. "A influência americana sempre é mais forte quando lidera com o exemplo".