Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa diz que tentou estimular a paz durante viagem a Terra Santa

Francisco afirmou que de nenhuma forma tentava uma "mediação" entre Israel e Palestina

Cidade do Vaticano - O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (28/5) que tentou "estimular o caminho da paz no Oriente Médio, em particular na Síria", durante a recente viagem a Terra Santa. Diante de 35 mil fiéis reunidos na praça de São Pedro para a audiência geral semanal, o pontífice recordou que convidou "os presidentes de Israel e da Palestina ao Vaticano para orar pela paz", mas não entrou em detalhes.



[SAIBAMAIS]"Agradeço aos irmãos e irmãs de língua árabe, em particular os que vêm da Jordânia e da Terra Santa. Como é bom e agradável que os irmãos habitem juntos", disse, ao citar um salmo. "Agradeço a generosa e carinhosa hospitalidade, e asseguro que os levo sempre em meu coração e em minhas orações. Peço para vós bens abundantes, uma prosperidade contínua e uma paz duradoura".

Ao falar sobre o aspecto ecumênico da viagem, "objetivo principal" da peregrinação, o papa recordou que orou com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, no Santo Sepulcro, o epicentro do cristianismo. "Manifestamos nosso desejo de perseverar no caminho da plena comunhão entre católicos e ortodoxos", disse.