Kirkuk - Pelo menos sete pessoas morreram, e 17 ficaram feridas, neste sábado, na explosão de um carro-bomba estacionado na frente de uma loja que vende bebidas alcoólicas em Kirkuk, no norte do Iraque, informaram fontes médicas e de segurança. O atentado aconteceu no bairro de Wasati, no sul de Kirkuk, uma cidade multicomunitária disputada pelo governo central e pela província autônoma do Curdistão iraquiano.
Também neste sábado outras dez pessoas ficaram feridas em episódios violentos, disseram fontes médicas e de segurança consultadas pela AFP. Três agricultores que haviam sido sequestrados de madrugada foram encontrados decapitados na província de Kirkuk. As outras sete vítimas morreram em ataques nas províncias de Nínive e Salaheddin, ambas no norte do Iraque.
Diariamente, atentados fazem vítimas nesse país, deixando uma média de pelo menos 25 mortos todos os dias. Esse nível é próximo ao de 2008, quando o país lutava para sair de um sangrento conflito confessional, após a invasão americana em 2003. Desde o início de 2014, mais de 3.700 pessoas já morreram no Iraque.