Jornal Correio Braziliense

Mundo

Para ministro paraguaio, país será importante produtor autopeças da região

O Paraguai registrou 13,6% de crescimento econômico em 2013, o segundo maior no mundo

O Paraguai será um "jogador importante" na fabricação de autopeças para veículos na região, afirmou o ministro de Indústria e Comércio, Gustavo Leite, na inauguração de uma fábrica sul-coreana que produzirá peças para automóveis das marcas Hyundai e Kia.

"O Paraguai será um jogador importante na fabricação de autopeças na América do Sul. Temos que aproveitar esta oportunidade com humildade", expressou o ministro.

Leite discursou na presença do presidente de Paraguai, Horacio Cartes, de diplomatas da Coreia do Sul e de empresários sul-coreanos da empresa THN, que investiu cerca de 12 milhões de dólares em uma fábrica que funcionará sob o "regime de maquila", sistema de produção em que empresas no Paraguai produzem bens e serviços para serem exportados.

A unidade industrial contratou 1,4 mil trabalhadores, que começaram a produzir em Itauguá, a 30 km da capital. A companhia prevê a instalação de outras duas fábricas no país, com um investimento estimado de 40 milhões de dólares para um total de 3 mil postos de trabalho.

A THN fabricará peças eletrônicas e sistemas de cabos para automóveis da marca Hyundai e Kia, de acordo com fontes da empresa.


Em 25 de abril, o presidente Cartes inaugurou uma outra fábrica de autopeças de origem japonesa, Yazaki, a número um do mundo, com filiais em 42 países, lembrou o Ministério de Indústria e Comércio.

O Paraguai registrou 13,6% de crescimento econômico em 2013, o segundo maior no mundo, principalmente em função da soja. A perspectiva para 2014 é de crescimento de 4,8%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), apesar dos riscos de pressões inflacionárias.