Jornal Correio Braziliense

Mundo

BP apelará de sentença por indenizações de vazamento no Golfo do México

Cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo vazaram na explosão da plataforma Deepwater Horizon, em abril de 2010

A petroleira britânica BP anunciou nesta quarta-feira (21/5) que recorrerá à Suprema Corte dos Estados Unidos para apelar da sentença que ordenou o pagamento de bilhões de dólares pelo vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010, considerando que algumas companhias demandantes não foram afetadas.

Após ter perdido o caso em instâncias inferiores, a gigante do petróleo pedirá à Suprema Corte que revise a decisão judicial de 2012, na qual se determinou o pagamento de bilhões de dólares aos moradores e às empresas afetadas pela explosão da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México.

Segundo a BP, os termos dessa sentença a obrigam a indenizar empresas por prejuízos que não têm qualquer vínculo com a maré negra, após a catástrofe. "Nenhuma empresa jamais aceitaria reembolsar perdas pelas quais não é responsável", anunciou a petroleira em um comunicado.



A BP decidiu levar o assunto para a máxima instância judicial americana, depois de um tribunal inferior ter rejeitado, na segunda-feira, a revisão da sentença de 2012.

O vazamento, após a explosão e o incêndio da plataforma em abril de 2010, foi de 4,9 milhões de barris de petróleo e afetou seriamente o ecossistema e a atividade econômica da região do Golfo.