Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA querem 'fortes evidências' de retirada russa de fronteira ucraniana

Mais cedo, o Kremlin anunciou que "Vladimir Putin deu a ordem ao ministério da Defesa para que as tropas retornem para suas guarnições

Washington - Os Estados Unidos cobraram nesta segunda-feira (19/5) "fortes evidências" de que a Rússia está retirando suas tropas da fronteira com a Ucrânia, depois que o presidente Vladimir Putin ordenou a retirada. Uma autoridade americana, que pediu anonimato, declarou que tal medida seria bem-vinda se concretizada, mas acrescentou que requer "uma evidência clara e firme" para que Washington possa julgar.



[SAIBAMAIS]"Mas, até o momento, não vimos evidências de tal retirada", acrescentou a fonte, que ressaltou que as autoridades russas "fizeram declarações similares anteriormente, especialmente em março, que não foram acompanhadas por ações" práticas. "Consequentemente, hoje e nos próximos dias, queremos ter provas concretas e claras dessas ações antes de emitirmos qualquer julgamento".

O funcionário dos Estados Unidos reagiu da mesma maneira que o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, que também hoje disse não dispor "de qualquer evidência" de que a Rússia começou a retirar as tropas da fronteira com a Ucrânia.