Jerusalém - O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, qualificou neste sábado (17/5) de iniciativa "privada" a reunião de quinta-feira passada, em Londres, entre a negociadora israelense Tzipi Livni e o presidente palestino, Mahmud Abbas, negando a retomada do diálogo.
"Não se trata de negociações. Há uma decisão do gabinete de congelar as negociações com a Autoridade Palestina e Livni também apoiou a decisão", comentou Liberman.
Um responsável palestino confirmou à AFP o encontro entre Livni e Abbas, o primeiro entre israelenses e palestinos desde a suspensão das negociações de paz, sem dar detalhes.
Durante o encontro, a negociadora israelense analisou o futuro do processo de paz, novamente estancado, e insistiu na preocupação de Israel com o recente acordo de reconciliação entre a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, segundo a TV estatal de Israel.
"Este encontro em Londres foi de caráter privado e a ministra pode se encontrar com quem quiser", disse Lieberman, líder do partido ultranacionalista Israel Beitenu.
Israel suspendeu, no final de abril, o diálogo direto com os palestinos, retomado em julho de 2013 por iniciativa do secretário americano de Estado, John Kerry.