Sarajevo - Quatro pessoas morreram e outras duas estavam desaparecidas nesta sexta-feira (16/5) devido às inundações que atingem a Bósnia e a Sérvia, após três dias de chuvas torrenciais, informaram as autoridades. Com os quatro óbitos desta sexta-feira, chega a sete o número total de vítimas nos dois países, sendo quatro na Bósnia e três na Sérvia.
Nesta sexta na Bósnia, um homem morreu em Bijeljina na queda de parte da sua casa, uma pessoa doente faleceu em Maglaj devido à impossibilidade de socorro, os bombeiros encontraram uma mulher soterrada em Vlasenica e um homem se afogou em Sanski Most. Milhares de pessoas estão bloqueadas em suas casas em Maglaj e Doboj, as duas localidades mais afetadas da Bósnia, onde as ruas estão submersas.
Helicópteros do Exército da Bósnia, da força europeia no país e dos serviços de resgate da Croácia retiraram dezenas de pessoas ilhadas durante o dia. Na Sérvia, uma pessoa está desaparecida em Obrenovac, uma das cidades mais afetadas, 30 km ao norte de Belgrado. Desde a quinta-feira, mais de 7 mil pessoas foram evacuadas na Sérvia e milhares aguardam por socorro.