Agência France-Presse
postado em 16/05/2014 14:55
Washington - O presidente americano, Barack Obama, telefonou nesta sexta-feira (16/5) para o futuro primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para felicitá-lo pela vitória de seu partido nas eleições legislativas e convidou-o para ir a Washington, informou a Casa Branca em um comunicado. Após a esmagadora vitória do partido nacionalista Bharatiya Janata Party (BJP) nas eleições, Obama disse que espera "trabalhar em estreita colaboração com Modi para concretizar as extraordinárias promessas da associação estratégica entre Estados Unidos e Índia" - acrescentou a nota.Segundo a Casa Branca, Modi e Obama chegaram a um acordo para "continuar desenvolvendo a cooperação entre as duas democracias". No mesmo telefonema, Obama convidou Modi a visitar Washington em uma data a ser definida em conjunto para reforçar as relações bilaterais. O convite tem um significado especial, já que os Estados Unidos negaram durante anos um visto para Modi. O motivo era sua responsabilidade nos confrontos entre hindus e muçulmanos, em 2002, no estado de Gujarat. Modi governava o estado desde 2001.
[SAIBAMAIS]Na mesma linha de Obama, o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que espera trabalhar com o futuro premiê e defendeu uma cooperação "crescente" em matéria econômica e de segurança entre ambos os países. Em uma mensagem enviada pelo Twitter, o chefe da diplomacia americana deu "parabéns a @_narendramodi e ao BJP", acrescentando que o governo dos Estados Unidos está "ansioso para trabalhar" com Modi e "com a maior democracia do mundo".
O partido nacionalista hindu de Narendra Modi obteve 272 das 543 cadeiras em jogo nas eleições legislativas, acabando com dez anos de poder da dinastia Gandhi-Nehru, desgastada por um crescimento econômico fraco e por uma corrupção galopante.