Jornal Correio Braziliense

Mundo

Casa Branca criticou Noruega em 2009, por dar Nobel a Obama, diz diplomata

O atual presidente dos Estados Unidos recebeu o Nobel da Paz em 2009, "por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia e a cooperação internacionais entre os povos"

Oslo - A Casa Branca repreendeu a diplomacia norueguesa em 2009 quando soube que Barack Obama havia sido escolhido para receber o Prêmio Nobel da Paz, revelou nesta quinta-feira (15/5) um diplomata norueguês.

[SAIBAMAIS]"O dia mais vergonhoso que passei na ONU, quando era embaixador da Noruega, foi quando foi anunciado o Nobel para o presidente americano Barack Obama. Ninguém falava do assunto", afirmou Morten Wetland, representante do país escandinavo nas Nações Unidas entre 2008 e 2012. "Meu colega em Washington recebeu uma reprimenda do secretário-geral de Obama (Rahm Emmanuel naquela época), na qual ele chegou a pronunciar a palavra ;fawninf; (bajulação)", acrescentou, segundo uma informação publicada pelo jornal Dagens Naeringsliv.



Para surpresa geral, no dia 9 de outubro de 2009 o Nobel foi concedido a Obama "por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia e a cooperação internacionais entre os povos". O anúncio foi feito num momento em que Obama estava há menos de um ano no cargo e que seu país estava envolvido em dois conflitos armados, no Iraque e no Afeganistão. Nas páginas do jornal norueguês, Morten Wetland explica que a concessão do Nobel colocou Obama em uma posição incômoda.

"Um presidente americano prefere estabelecer sua própria ordem do dia, e com o anúncio teve um protagonismo que não havia pedido", disse. "Era possível interpretar que alguém havia feito isso para que Barack Obama visitasse seu país", acrescentou o diplomata.