Jornal Correio Braziliense

Mundo

Geleiras do oeste antártico derretem com mais rapidez, mostra estudo

"Todas as nossas simulações mostram que o derretimento do glaciar elevará o nível do oceano em menos de um milímetro por ano durante 200 anos, antes que este comece a desaparecer", diz especialista



"Este estudo fornece estimativas em torno da velocidade em que o glaciar desaparece no oceano", acrescenta. "As simulações em nosso programa parecem indicar uma aceleração no futuro sem um mecanismo de estabilização próximo", explicou o especialista.

[SAIBAMAIS]De acordo com o programa desenvolvido pelos pesquisadores, o derretimento do glaciar Thwaites pode acontecer, no prazo mais curto, dentro de 200 anos ou, no mais tardar, em mais de mil anos, com base na velocidade do aquecimento global. Mas o cenário mais provável indica que será entre 200 e 500 anos, disse Ian Joughin.

"Todas as nossas simulações mostram que o derretimento do glaciar elevará o nível do oceano em menos de um milímetro por ano durante 200 anos, antes que este comece a desaparecer", acrescentou.

Em algumas partes, o glaciar de Thwaites perde vários metros de altura por ano.

A topografia do glaciar foi realizada como parte do programa "IceBridge" da Nasa que busca, por meio de observações aéreas e de satélite, medir a espessura do gelo e determinar o derretimento da superfície.