Washington - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, está aberto a rever a política do Pentágono que proíbe transgêneros de se alistar no serviço militar, revelou em uma entrevista publicada neste domingo.
"Qualquer americano qualificado que quer servir ao nosso país deveria ter a oportunidade, se cumprir os requisitos e puder fazê-lo", disse Hagel em entrevista ao programa "This Week" da ABC. A legislação "deveria ser revista continuamente. Estou aberto a isso", garantiu o chefe do Pentágono.
Em seu primeiro mandato, o presidente Barack Obama aboliu a política do Pentágono chamada "Don;tk Ask, Don;t Tell" (Não pergunte, não diga), que obrigava os homossexuais a esconderem sua opção sexual, correndo o risco de serem dispensados.
Leia mais notícias me Mundo
Mas de acordo com Hagel, "a questão dos transexuais é um pouco mais complicada". O transexualismo implica "que há um componente médico. São questões que requerem atenção médica", explicou, referindo-se aos tratamentos hormonais, por exemplo, para mudança de sexo. "Os locais inóspitos para onde enviamos nossos homens e mulheres, em muitos casos, não podem fornecer este tipo de oportunidade".