Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bombardeios e combates em cidade iraquiana de Fallujah deixam 11 mortos

A violência na região de Fallujah foi desencadeada em 30 de dezembro com o desmantelamento em Ramadi de um acampamento de manifestantes sunitas

Forças iraquianas lançaram uma operação nesta sexta-feira para recuperar o controle de áreas próximas à cidade de Fallujah, ocupada por islamitas, com um saldo de onze mortos, informou uma fonte oficial.

Os confrontos começaram às 03h00 da manhã (21h00 de Brasília de quinta-feira) nesta cidade de maioria sunita situada 60 km a oeste de Bagdá e se prolongaram por várias horas. "A operação continuará até o ataque contra Fallujah", afirmou um militar de alto escalão.

[SAIBAMAIS] Entre os mortos há duas crianças, disse Ahmed Shami, chefe médico do principal hospital da cidade. A violência na região de Fallujah foi desencadeada no dia 30 de dezembro com o desmantelamento em Ramadi (40 km a oeste) de um acampamento de manifestantes sunitas contrários ao governo que se consideram marginalizados pelas autoridades, entre as quais predominam os xiitas.



Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante e os combatentes das tribos antigovernamentais tomaram em janeiro o controle de Fallujah, assim como de alguns bairros da vizinha Ramadi.