Montreal - Um urso matou na quarta-feira (8/5) uma funcionária da empresa de petróleo canadense Suncor quando o animal entrou em uma zona de exploração perto de Fort McMurray (oeste), coração da indústria petrolífera canadense. "A morte da funcionária foi constatada no local", indicou a principal empresa de energia canadense em um comunicado publicado na madrugada desta quinta-feira.
Agentes da Guarda Real (GRC) abateram "o urso macho que continuava na área", de acordo com o destacamento local da GRC. "Estamos inconformados com este incidente e não há palavras para descrever a tragédia desta situação", reagiu Mark Little, vice-presidente da Suncor, que pediu aos trabalhadores da empresa "ter muito cuidado na presença de animais selvagens".
Localizada no nordeste de Alberta, a cidade de Fort McMurray experimentou uma explosão populacional na última década, a medida que grandes grupos petrolíferos iniciaram a extração de petróleo a partir da areia betuminosa da qual o petróleo canadense é obtido. Graças a esta província, o Canadá é considerado o terceiro país com as maiores reservas de petróleo do mundo.
A região isolada de Fort McMurray era, até recentemente, pouco povoada, mas agora atrai trabalhadores de todas as províncias do Canadá e do exterior, principalmente pelos altos salários pagos pelas companhias petrolíferas .