Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo e oposição venezuelana adiam novo diálogo de paz

Este é o segundo adiamento da quinta reunião do diálogo, iniciado no dia 10 de abril sob a supervisão dos chanceleres de Brasil

As autoridades venezuelanas e a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) adiaram mais uma vez, nesta quarta-feira, a quinta reunião do diálogo de paz, iniciado há quase um mês para acabar com a onda de protestos na Venezuela.

"Esperando os resultados das equipes de trabalho, decidimos adiar a reunião da Mesa de Diálogo para a próxima semana", assinalou no Twitter o vice-presidente Jorge Arreaza, que lidera a delegação oficial nas negociações.

[SAIBAMAIS]Este é o segundo adiamento da quinta reunião do diálogo, iniciado no dia 10 de abril sob a supervisão dos chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador para resolver a crise que abala o país a mais de três meses.



O diálogo já instalou mesas de trabalho para abordar temas como o pedido da MUD para a libertação dos presos opositores - como o líder Leopoldo López - e para a criação de uma comissão da verdade para investigar os casos de violência durante os protestos, que já deixaram 41 mortos, mais de 700 feridos e 145 processos de violação dos direitos humanos por parte da força pública.

"Esta semana seguirão trabalhando as equipes que instalamos por temas a partir do diálogo entre o governo e a oposição", destacou Arreaza.

Na última reunião, realizada no dia 24 de abril, o secretário-executivo da MUD e líder da delegação opositora, Ramón Guillermo Aveledo, destacou "a necessidade de se gerar resultados" e estimou que até o momento tudo avança lentamente e não há acordos concretos.