Cidade do Vaticano - O papa Paulo VI, que comandou a Igreja Católica de 1963 a 1978, será beatificado no final do Sínodo dos Bispos em outubro, indicou nesta terça-feira uma fonte próxima ao caso. O Vaticano ainda não anunciou oficialmente a informação, que tem sido cogitada como provável há algumas semanas, com o papa Francisco citando em várias ocasiões o seu predecessor italiano como uma de suas referências.
De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, a cura inexplicável de um feto, atribuída ao papa Paulo VI, foi confirmada pela Congregação para as Causas dos Santos como um milagre para a sua beatificação. Giovanni Battista Montini, nascido em 1897, tornou-se papa em junho de 1963 com o nome de Paulo VI.
[SAIBAMAIS]Foi ele quem conduziu até a conclusão o Concílio Vaticano II, iniciado por seu antecessor, João XXIII, que abriu a Igreja Católica para outras religiões e para a sociedade. Ele tem sido frequentemente citado pelo papa Francisco e sua obra é constantemente reavaliada.
Em 27 de abril, os papas João Paulo II e João XXIII foram canonizados durante uma cerimônia presidida por Francisco na Praça de São Pedro.