Jornal Correio Braziliense

Mundo

Situação em Kiev se agrava e ameaça de guerra ronda a Europa

Combates entre tropas de Kiev e separatistas pró-russos se intensificam no leste do país, e Moscou alerta para riscos à segurança do continente. Putin programa visita à Crimeia para desfile militar



Diante do fracasso das iniciativas políticas, o governo ucraniano deslocou mais tropas para o leste e para a cidade de Odessa, no sul, onde, na sexta-feira, mais de 40 pessoas morreram (leia mais abaixo) em choques entre partidários de Kiev e de Moscou. A operação militar foi alvo de forte resistência em Slaviansk, um dos principais redutos pró-Rússia. De acordo com o Ministério do Interior, quatro soldados morreram ao ser emboscados por rebeldes nos arredores da cidade.

Um comandante insurgente citado pelo Wall Street Journal afirmou que mais de 20 combatentes também morreram na ofensiva. Usando armamento pesado, os separatistas derrubaram um helicóptero Mi-24, o quarto atingido em menos de uma semana. Autoridades de Kiev acusam os insurgentes de incendiar casas e usar civis como escudo contra o avanço das tropas. O ministro do Interior, Arsen Avakov, disse que o Exército vai controlar a situação, ;avançando pouco a pouco para o centro da cidade;. De acordo com o comandante da Guarda Nacional, Stepan Poltorak, os militantes pró-Rússia estariam encurralados no centro. As estradas da região estão bloqueadas pela tropa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.