"O que aconteceu em Odessa faz parte do plano da Federação da Rússia para destruir a Ucrânia e seu Estado", afirmou Yatseniuk durante uma entrevista coletiva à imprensa em Odessa, depois de uma série de encontros com representantes das autoridades locais e da sociedade civil da cidade.
"A Rússia enviou pessoas para cá para causar o caos, mas o país deve se unir e se reconciliar para não dar aos terroristas apoiados por Moscou a chance de dividir nosso povo", prosseguiu.
[SAIBAMAIS]
"O objetivo da Rússia era repetir em Odessa o que acontece no leste do país", acrescentou. "É um plano financiado e organizado por profissionais que manipularam pessoas comuns, mas nossa união será a melhor resposta para esses terroristas".
Ele a anunciou que, em consequência dos eventos de 2 de maio, todas as autoridades responsáveis pela segurança da cidade tinham sido destituídos de seus postos e seriam substituídas, por terem falhado no cumprimento de seu dever.
Leia mais notícias em Mundo
Usando terno e gravata pretos em sinal de luto, Arseni Yatseniuk manifestou suas "condolências às famílias das vítimas dessa tragédia" e garantiu que "a justiça vai iniciar investigações para determinar quem não fez o seu dever".