Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rússia diz que EUA expõem astronautas da ISS ao sancionar Moscou

As espaçonaves russas Soyuz são atualmente a única maneira de transportar e repatriar a tripulação da Espacial Internacional

Moscou - Os Estados Unidos "expõem" seus astronautas da estação Espacial Internacional (ISS) ao adotar sanções contra Moscou que podem afetar o setor espacial russo, declarou nesta terça-feira (29/4) o vice-primeiro-ministro Dmitri Rogozine, citado pela agência Interfax. "Se eles querem atingir o setor russo de mísseis, eles vão, automaticamente, expor seus cosmonautas da Estação Espacial Internacional", declarou Rogozine.

[SAIBAMAIS]As espaçonaves russas Soyuz são atualmente a única maneira de transportar e repatriar a tripulação da ISS. "Honestamente, eles começam a nos irritar com suas sanções, e não compreendem que elas vão retornar para eles como um bumerangue", afirmou ainda Rogozin, citado pela agência Itar-Tass.



Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira (28/4), entre uma nova série de sanções contra a Rússia, que iria rever as condições de autorização para exportar para a Rússia alguns equipamentos de alta tecnologia que poderiam ser de uso militar. O vice-chanceler Sergei Ryabkov admitiu nesta terça-feira em uma entrevista ao site de notícias que as sanções poderiam afetar o setor de lançamento de naves espaciais.

Ele acusou os Estados Unidos de retomar as práticas da época da Guerra Fria, quando o Ocidente aplicavam um embargo à exportação de equipamentos de alta tecnologia para a União Soviética. Rogozin, ex-representante russo na Otan, figura desde março nas listas americana e europeia das autoridades russas punidas. A ISS está atualmente sob o comando do japonês Koichi Wakata. Cinco outros astronautas - três russos e dois americanos - estão em uma missão a bordo da estação.