Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bento XVI participará da cerimônia de canonização no Vaticano

Apesar do desencontro de informações, o papa emérito fez questão de participar da celebração

[VIDEO1]

Cidade do Vaticano ; A Santa Sé confirmou na manhã deste sábado (26/4) a presença de Bento XVI nas canonizações de João Paulo II e João XXIII. Apesar do desencontro de informações, a verdade é que os assessores do papa emérito não precisaram insistir desta vez. Ele mesmo fez questão de não ficar de fora da celebração de amanhã, inédita na história da Igreja.

Desde quando comunicou que renunciaria ao cargo máximo do catolicismo, em 11 de fevereiro do ano passado, o alemão passou por meses difíceis. Pessoas próximas a ele dizem que Bento XVI apresentou sinais claros de depressão e estresse, tamanha pressão diante das reações contrárias à decisão tomada em meio a uma forte crise institucional.



Ao ver o povo mais próximo da Igreja e Francisco cheio de popularidade, o papa emérito, aos 87 anos, sente-se aliviado e ;está bem melhor de saúde;, conta uma fonte do Vaticano que trabalha bem perto de onde vive Bento XVI. ;É como se ele tivesse cada vez mais certeza de que fez algo certo;, completa.

Embora não haja vontade nem disposição para abandonar a vida monástica que tem levado, de silêncio e oração pelos jardins do Vaticano, o papa emérito tende a, daqui para frente, resistir menos às aparições públicas em cerimônias especiais.