Quatorze pessoas morreram em uma confusão durante um festival em homenagem ao cantor falecido King Kester Emeneya em Kikwit, região oeste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o governo da província de Bandundu.
"O balanço provisório do incidente que lamentamos muito é de 14 mortos, incluindo dois policiais, e oito feridos", declarou à AFP Camille Sesep, porta-voz do governo provincial.
Uma grande correria aconteceu na noite de quinta-feira (24/4) no estádio de Kikwit, cidade natal do cantor falecido em 13 de fevereiro em Paris. "No fim da noite, a movimentação de algumas pessoas provocou a correria", afirmou Sesep.
Uma investigação foi aberta para determinar as causas da tragédia e o restante do festival em homenagem a King Kester Emeneya foi cancelado.
O governo provincial, integrantes do governo e deputados visitaram os feridos no hospital de Kikwit e pediram calma à população, segundo o porta-voz.
King Kester Emeneya foi sepultado em 2 de março na cidade de Kinshasa. Ele cantou durante muitos anos no grupo Viva a Música de Papa Wemba, um dos reis da rumba congolesa, antes de formar o próprio grupo, Victoria Eleison, que em 2012 completou 30 anos de carreira.