Jornal Correio Braziliense

Mundo

Gabriel García Márquez é homenageado por muitos em redes sociais

O ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, postou no Twitter um agradecimento ao conterrâneo



A Fundação Casa de Jorge Amado, instituição sem fins lucrativos que preserva e divulga o acervo do autor brasileiro, prestou homenagens ao escritor colombiano por meio do Twitter com uma foto de Amado e Márquez tirada pela esposa do brasileiro, Zélia Gattai, em um festival literário, na França, na década de 1970.

A cantora Shakira, conterrânea de García Márquez, também publicou na rede social uma foto com o escritor, com a citação de uma das obras do colombiano e disse que será difícil despedir-se dele. O escritor brasileiro Paulo Coelho, por meio do Twitter, citou um trecho escrito por Márquez: "A vida não é a que a gente viveu e, sim, a que a gente recorda, e como recorda, para contá-la".

O jornalista e escritor morreu na tarde desta quinta-feira, na Cidade do México, rodeado de parentes e amigos. García Márquez, que tinha 87 anos, morreu em casa. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o escritor nasceu em Aracataca, no dia 7 de março de 1927, e vivia no México desde 1961, com passagens alternadas Cartagena, na Colômbia, Barcelona, na Espanha e na capital cubana, Havana.