Jornal Correio Braziliense

Mundo

Embaixador jordaniano sequestrado na Líbia nesta terça-feira

O primeiro-ministro jordaniano, Abadullah Nsur, confirmou no Parlamento o sequestro do diplomata e precisou que seu motorista ficou gravemente ferido no ataque

Trípoli - O embaixador jordaniano na Líbia, Fawaz al-Itan, foi sequestrado nesta terça-feira em Trípoli, informou o ministério líbio das Relações Exteriores.

"O embaixador jordaniano foi sequestrado durante a manhã. Seu comboio foi atacado por um homens encapuzados que circulavam a bordo de dois carros civis", afirmou o porta-voz da chancelaria líbia, Said Lasued.

O primeiro-ministro jordaniano, Abadullah Nsur, confirmou no Parlamento o sequestro do diplomata e precisou que seu motorista ficou gravemente ferido no ataque.

Uma fonte médica revelou que o motorista - atingido por dois disparos - foi operado e não corre risco de morte.

O ministério líbio das Relações Exteriores condenou o sequestro e afirmou que as autoridades estão agindo para encontrar o embaixador.

Em Nova York, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual a Jordânia é membro não permanente, "condenou o ataque nos termos mais fortes".

Desde a queda do regime de Muamar Kadhafi em 2011, as representações diplomáticas na Líbia são alvos frequentes de ataques e sequestros.

Segundo fontes diplomáticas em Trípoli, este tipo de sequestro é cometido geralmente por milícias que querem obter a libertação de líbios detidos no estrangeiro.

Neste caso, pode se tratar da libertação de Mohamed Said Al Dursi (Mohamed Al Noss), um "jihadista" líbio detido na Jordânia.