Jornal Correio Braziliense

Mundo

Supremacista branco do Kansas é indiciado por matar três judeus

O presidente Barack Obama condenou o ataque "horrível" e prometeu o "total apoio" do governo federal à investigação e à comunidade judaica


Cross, nascido em Aurora (Missouri), é membro do fórum neonazista Vanguard News Network e enviou mais de 12.000 mensagens desde que se uniu ao grupo, segundo o SPLC.

Segundo o canal local KSHB (subsidiária da NBC), Cross gritou "Heil Hitler" quando era levado pro policiais, depois de ter sido detido em uma escola primária, mas Douglass se negou a confirmar a versão.

O homem também atirou contra outras duas pessoas, sem atingi-las. O detido estava com um fuzil, mas a polícia acredita que também poderia estar com uma arma menor e outro fuzil.

O presidente Barack Obama condenou o ataque "horrível" e prometeu o "total apoio" do governo federal à investigação e à comunidade judaica.

O FBI, que participa na investigação, registrou 674 incidentes de caráter antissemita em território americano em 2012. Esta cifra corresponde a cerca de dois terços dos incidentes com suposta motivação religiosa, que representam um quinto dos crimes classificados "de ódio" pelo FBI, enquanto os ataques racistas totalizam a metade.