Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU pede continuidade do processo de paz a israelenses e palestinos

Os dois lados multiplicaram os gestos de hostilidade depois que Israel se negou, em 29 de março, a libertar um quarto e último contingente de prisioneiros palestinos

Nações Unidas - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, telefonou no domingo (13/4) para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e para o presidente palestino, Mahmud Abbas, para pedir que mantenham o processo de paz vivo, anunciou a ONU nesta segunda-feira (14/4). "O propósito desses telefonemas foi abordar os esforços em andamento para prolongar as negociações para um acordo de paz final", explicou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

[SAIBAMAIS]Ban "pediu energicamente a ambas as partes que continuem negociando de maneira construtiva", afirmou, acrescentando que o secretário-geral "havia manifestado sua esperança de que ambos os líderes aproveitem a oportunidade oferecida pelos esforços americanos para encontrar a forma de avançar em uma solução de dois Estados".



Os dois lados multiplicaram os gestos de hostilidade depois que Israel se negou, em 29 de março, a libertar um quarto e último contingente de prisioneiros palestinos e reivindicou que as negociações de paz se estendam além da data-limite prevista para 29 de abril.

Em reação à medida israelense, os palestinos iniciaram os trâmites para aderir a 13 organizações e convenções internacionais.

O bloqueio do diálogo se aprofundou ainda mais com o anúncio de Israel, na quinta-feira passada, de que congelaria a transferência dos impostos cobrados em nome da Autoridade Palestina.