Londres - A segunda maior cidade britânica, Birmingham (norte da Inglaterra), abriu nesta segunda-feira (14/4) uma investigação sobre um suposto plano islamita para tomar o controle das escolas. O conselho municipal nomeou um encarregado de examinar ao menos 200 denúncias depois que a investigação passou a se concentrar de 4 a 25 escolas.
[SAIBAMAIS]Os alarmes soaram no ano passado, quando veio à tona uma carta supostamente redigida por islamitas locais e na qual era descrita a estratégia de uma operação chamada Cavalo de Troia. A carta, na qual os autores do plano comemoravam a troca de diretores de quatro escolas, dava instruções para retirar e substituir professores e diretores. "Temos a obrigação com nossos filhos de assumir nosso papel e garantir que estas escolas sejam regidas por princípios islâmicos", dizia a carta.
"Estamos (a caminho) de nos livrar de mais diretores e controlar suas escolas". "Temos que lembrar que isto é uma ;jihad; e que qualquer meio para vencer esta guerra é aceitável", dizia a carta. Birmingham tem uma grande população muçulmana. Quase 22% de seus moradores se identificaram assim no censo de 2011. Desde que a carta veio à tona começaram a surgir as denúncias, incluindo as de ex-funcionários que falavam de segregação por sexos nas salas de aula e reuniões, proibição de ministrar aulas de educação sexual e perseguição aos funcionários não muçulmanos.