Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA: tiroteios em instituições judaicas do Kansas deixam três mortos

O suspeito, de cerca de 70 anos, perguntou aos candidatos se eles eram judeus, antes de abrir fogo

Washington - Três pessoas morreram neste domingo, no estado americano do Kansas, após ataques a um centro comunitário e uma casa para idosos da comunidade judaica, noticiou a imprensa americana.

A polícia prendeu um homem numa escola primária em Overland Park. Ele gritava "Heil Hitler" enquanto era escoltado pelos oficiais, segundo a emissora local KSHB, filiada da NBC.

[SAIBAMAIS]O rabino Herbert Mandl, capelão da polícia de Overland Park, informou à rede CNN que o primeiro tiroteio, em um centro comunitário judaico da periferia de Kansas City, aconteceu por volta das 13h locais, quando jovens participavam de um teste para um concurso de cantores.

Leia mais notícias em Mundo


O suspeito, de cerca de 70 anos, perguntou aos candidatos se eles eram judeus, antes de abrir fogo, segundo Mandl. Duas pessoas foram mortas, entre elas um adolescente. Em seguida, o atirador dirigiu até a casa para idosos Shalom, onde matou uma mulher de 70 anos, 15 minutos após o primeiro tiroteio.

Setenta e cinco pessoas estavam no teatro do centro comunitário, a maioria crianças, embora os responsáveis pela instituição tenham destacado que o incidente aconteceu no estacionamento, segundo o canal KCTV.

O centro judaico anunciou que fechará as portas até terça-feira. "Nossos corações estão com as famílias que sofreram perdas neste dia trágico", publicou a instituição em sua página na internet.

"Nossa profunda gratidão a todos aqueles, em Kansas City e no mundo, que expressaram sua simpatia, preocupação e apoio", acrescentou.

As festividades da Páscoa judaica começam nesta segunda-feira.