Jornal Correio Braziliense

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge a Nicarágua; não há indicação de vítimas

O sismo aconteceu às 14h29 locais (17h29 de Brasília) com epicentro localizado 19 km a sudoeste do vulcão Mombacho, na cidade de Granada, e 60 km a sudoeste da capital



Segundo registros preliminares, o tremor deixou também 38 feridos, dos quais três em estado grave, e danificou parcial o totalmente mais de 1.000 residências.

"Há milhares de famílias que perderam as casas ou foram seriamente afetadas", disse Ortega.

Enquanto isso, uma especialista manifestou nesta sexta sua preocupação com as fendas abertas pelo terremoto na zona próxima ao epicentro.

A terra "abriu dois centímetros (...) Isso quer dizer que o deslocamento é grande", afirmou a diretora de Geofísica do Ineter, Angélica Muñoz, em uma coletiva de imprensa.

"Estamos preocupados, porque não sabemos o efeito dominó que pode chegar a nós", acrescentou Muñoz pouco antes do novo terremoto.

Na quinta-feira, a Nicarágua foi atingida por um forte tremor de terra de magnitude 6,2 na escala Richter, às 17h27 locais (20h27 de Brasília), e teve seu epicentro cerca de 20 quilômetros ao norte da capital, perto do vulcão Apoyeque, às margens do lago Xolotlan, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS).